top of page

Musicoterapia Clínica
com Ênfase em ABA

Uma abordagem baseada em evidências

O Instituto Graduale sempre esteve atento às demandas do mercado e procura identificar que tipo de formações poderiam oferecer melhor capacitação para a atuação de profissionais seguros e competentes em seus campos de atuação.

Partindo dessa ideia, o Instituto Graduale é pioneiro, por exemplo na oferta de cursos de Pós-Graduação na á
rea da Música e Musicoterapia. 

O objetivo da Pós-Graduação em Musicoterapia Clínica com Ênfase em ABA  é capacitar profissionais musicoterapeutas  para o exercício profissional a partir de princípios da Análise do Comportamento Aplicada - ABA, no âmbito da avaliação e intervenção, considerando elementos históricos, conceituais e filosóficos do Behaviorismo e da Musicoterapia Comportamental.

Image by Jelleke Vanooteghem

Informações Gerais

Carga Horária 

360 H/A

Disciplinas

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: O BEHAVIORISMO RADICAL

COMPORTAMENTO VERBAL

ENSINO DO COMPORTAMENTO VERBAL

HABILIDADES SOCIAIS E ABA

COMPORTAMENTO SIMBÓLICO E ALFABETIZAÇÃO

INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO A DESCRIÇÃO DO COMPORTAMENTO

AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL

METODOLOGIA DA PESQUISA

PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO E ABA

AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL

PROCESSOS DE INTERVENÇÃO MUSICOTERÁPICA E ABA

HISTÓRIA, CONCEITOS E APLICAÇÃO DA MUSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL

PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO MUSICOTERÁPICA EM ABA I

PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO MUSICOTERÁPICA EM ABA II - PRÁTICA SUPERVISIONADA

ENCONTRO DE IMERSÃO I - PROTOCOLO VB-MAPP

ENCONTRO DE IMERSÃO II - ORIENTAÇÃO E TREINAMENTO PARENTAL

ENCONTRO DE IMERSÃO III - PLANEJAMENTO PROFISSIONAL E EMPREENDEDORISMO

APRESENTAÇÃO DE TCC

Docentes

gustavo com fundo_edited.png

Gustavo Gattino

Professor Associado na Universidade de Aalborg onde ministra aula nos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado em musicoterapia

Coordenador da região norte d Europa e representante da Dinamarca na Confederação Europeia de Musicoterapia

Editor da Revista Portuguesa de Musicoterapia

Membro do Consórcio Internacional de Avaliação em musicoterapia e da Comissão de Publicações da Federação Mundial de Musicoterapia

michele fundo_edited.png

Michele Senra

Mestre em Música pela UFRJ
Especialista em Musicoterapia pelo CBM
Especialista em Educação Musical pelo CBM
Especialista em ABA pelo CBI of Miami
Graduanda em Fonoaudiologia pela Unifatecie
Formação nos protocolos: VB-Mapp, Denver II, AFLS, IMCAP-ND, PMA
Formação em PECS,Introdutório do modelo Denver (ESDM),  Intervenções Comportamentais Desenvolvimentistas Curso de Ferramentas para supervisors em ABA (Clinica incentivo), Naturalista (NDBI), introdutório no modelo NDBI Jasper.
Idealizadora do Projeto Concerto Azul
Sócia-diretora do Conectar Terapias Especializadas no TEA
Mãe de um jovem autista.
Embaixadora da campanha Musicoterapia na ANS - RJ

glairton fundo_edited.jpg

Glairton Santiago

Diagnosticado com autismo na idade adulta. 

É Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Musicoterapia e em Arteterapia. 
Especialista em ABA e Autismo.

É docente de cursos de Pós-graduação em Musicoterapia  (Instituto Graduale) e Psicopedagogia (UNICHRISTUS).

É membro da International Association for Music & Medicine - IAMM e da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais - ABCM.

Atua como musicoterapeuta clinico no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce- NUTEP e em consultório particular. 

ravi fundo_edited.jpg

Ravi de Castro

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Ceará, é mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, cursa doutorado no mesmo programa de pós-graduação. Em sua pesquisa de doutorado desenvolve recursos para a capacitação de profissionais para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista de forma remota, utilizando Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Tem experiência clínica com ABA aplicada ao TEA e é docente no ensino superior.

pablo fundo_edited.jpg

Pablo Leão

Graduação em psicologia pelo Centro Universitário Santo Agostinho

Especialista em Musicoterapia pela Universidade Federal do Piaui-UFPI

Especialista em educação especial e inclusiva pela universidade estadual do Maranhão

Especialista em análise do comportamento aplicada pelo centro universitário Celso Lisboa

Segundo violinista da

orquestra de Camara professor Emmanuel Coelho Maciel

Perguntas 
Frequentes

1. Qual o período de inscrição?

O período de inscrição será de 09 a 30 de outubro de 2023.

2. Qual a previsão de início?

A previsão de início do curso será dia 13 de novembro de 2023.

 

3. Qual a periodicidade?

Semanalmente (às segundas-feiras)

4. Quem são os professores?

  • Drª  Patrícia Trigo

  • Esp. Pablo Leão

  • Drª Luciana Romano

  • Esp. Glairton Santiago

  • Me. João Paulo

  • Dr. Gustavo Gattino

  • Me. Michele Senra

 

5. Qual o valor do curso?

R$8.740,00 podendo ser dividido em até 23x380,00

6. Qual a carga-horária?

360h + 60 horas de Prática Supervisionada

7. Qual a duração do curso?

23 meses

8. Qual o objetivo principal?

Capacitar profissionais musicoterapeutas para o exercício profissional a partir de princípios da Análise do Comportamento Aplicada -ABA, no campo da avaliação e intervenção, considerando elementos históricos, conceituais e filosóficos do Behaviorismo e da Musicoterapia Clínica.

9. Quais as áreas de atuação?

Pode-se trabalhar com pacientes com transtornos do desenvolvimento, tais como Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down.

 

10. Tem pré-requisito? Quais?

Sim. O egresso deverá ser musicoterapeuta ou estar cursando o último semestre em fase de estágio.

11. O que significa ABA?

É a abreviação para Applied Behavior Analysis, que, em português é Análise do Comportamento Aplicada.

É uma ciência baseada no Behaviorismo que tem como aplicação a mudança comportamental a partir de evidências científicas.

12. Qual a Importância de se trabalhar musicoterapia clínica com ênfase em ABA?

A Musicoterapia com ênfase em ABA (Musicoterapia Comportamental) traz benefícios relacionados à autonomia e autodesenvolvimento baseados em evidências científicas contribuindo significativamente para processos eficientes na prevenção, reabilitação e manutenção da saúde.

 

13. Qual a Matriz Curricular?

  • Fundamento da Análise do Comportamento: o behaviorismo radical.

  • Comportamento verbal

  • Comportamento simbólico e alfabetização

  • Instrumentos de observação e descrição do comportamento

  • Avaliação comportamental

  • Planejamento terapêutico

  • Processos de intervenção

  • Ensino de comportamento verbal

  • Habilidades Sociais e ABA

  • Metodologia de Pesquisa

  • História, Conceitos E Aplicações Da Musicoterapia Comportamental

  • Procedimentos De Intervenção Musicoterápica Em Aba I - Mudança de comportamento

  • Procedimentos De Intervenção Musicoterápica Em Aba II- mudança de comportamento – Prática Supervisionada

  • Encontro de imersão I: Protocolo VB-MAP

  • Encontro de Imersão II: Orientação e treinamento parental

  • Encontro de Imersão III: Planejamento profissional e empreendedorismo

  • Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

 

14. As aulas serão online ou presencial?

As aulas serão na modalidade remota.

15. As aulas serão gravadas?

As aulas não serão gravadas

16. Qual o público-alvo?

Musicoterapeutas ou estudantes de musicoterapia.

bottom of page